domingo, 15 de maio de 2011

Vinte dicas para ficar muito rico


Nós somos seres de hábitos. Durante toda vida nos acumulamos hábitos. Temos o hábito de colecionar hábitos. Você deve estar pensando: “nossa esse escritor é doido em um único parágrafo ele colocou quatro vezes a palavra hábito”, pois é talvez seja o hábito.
A verdade é que, durante a vida, definimos uma zona de conforto para nós e, aos poucos, vamos automatizando todas as nossas atitudes de forma a manter esta zona de conforto. Agimos assim para evitar mudanças bruscas no nosso habitat. Pense em um primata na selva, tudo o que ele precisa é água, alimento e um lugar seguro onde conviver com seu grupo. Essa criatura passa a vida inteira circunscrita em seu pequeno universo.
Embora a sociedade humana tenha evoluído enormemente, esse paradigma do primata ainda ecoa em nossa mente. Buscamos instintivamente por segurança, agua e alimento para sobreviver e reproduzir.  
Temos de  reconhecer que estamos presos a uma zona de conforto que limita muito as nossas possibilidades na vida.
A nerolinguística é uma ciência relativamente nova e postula que nossos pensamentos são baseados em uma programação mental. Nós construímos essa programação durante a vida, a partir dos exemplos das outras pessoas, de frases que ouvimos, de imagens que vemos, etc.
Durante a infância ouvimos uma infinidade de vezes a palavra  “NÃO”, passamos por situações estressantes que não são totalmente superadas por nós. E ficam em nosso subconsciente definindo a nossa personalidade. Assim, mesmo depois de adultos, essa história passada funciona como um pano de fundo para todas as decisões e consequentemente ações que empreendemos na vida.
Aí você me pergunta:
- Bacana, mas eu não posso mudar o passado, como faço para que ele não me atrapalhe no presente?
Bem aqui temos uma boa notícia e uma noticia  ótima! Qual delas você quer primeiro?
Ora vamos começar com a ótima notícia. Não estamos condenados a ser assim para sempre. O nosso subconsciente pode ser reprogramado para refletir uma nova realidade.
E agora a boa notícia: Essa reprogramação só depende da sua vontade. Ninguém pode fazê-la por você. Você é o capitão do seu navio. Você sempre define como tudo vai ser!
A esta altura você deve estar pensando que bom, mas vamos parar com essa conversa mole e vamos direto ao assunto.
Vou dividir o nosso estudo em vinte passos. Na verdade cada passo representa uma atitude que você precisa incorporar. Aqui não cabe pensamentos como: “vou fazer mais ou menos” ou “quando tiver tempo eu faço”. Você tem que estar comprometido em ficar rico. 
Outro alerta: O que está escrito a seguir pode ser lido em talvez 20 minutos. Mas, encerra milênios de conhecimento da evolução humana. O texto é pequeno, mas cada tópico poderia ser desdobrado em livros e livros. Não existe um tópico que seja mais importante que o outro, todos são importantes e devem ser praticados simultaneamente.
Ok, chega de lero-lero e vamos aos ítens que você precisa internalizar:
1- Você cria a sua realidade.
Você deve assumir a responsabilidade por tudo que acontece na sua vida. Você está criando tudo que existe em seu redor com o poder do seu pensamento. Tudo que chega até você foi você quem pediu através do seu modo de pensar. Portanto, deixe imediatamente de reclamar. Esse é um hábito pernicioso que obstrui o progresso de muita gente.
O reclamão passa a vida acreditando que é uma vítima do mundo. Deixe de ser vítima e seja um ímã que atrai a vitória. Lembre-se você cria a sua realidade.

2- Defina uma meta grandiosa.
Não se contente com metas pequenas. Procure aquilo que você mais gosta de fazer e seja brilhante nessa área.
Você só irá alcançar aquilo que realmente quiser alcançar. Entre no jogo para ganhar.
Crie metas como ”Vou ficar milionário” ou “Serei o melhor do mundo nesse assunto”. Defina metas que deixarão seus amigos de boca aberta por uns 15 minutos antes de o chamarem de “louco”.
Escreva a sua meta em um papel e leia sempre, de preferência em voz alta. Não hesite em definir uma meta grandiosa.

3- Comprometa-se com a sua meta.
Não importa qual seja a sua meta você tem que estar comprometido.
Não vale um “Ah eu queria ser...”  ou “Ah um dia, talvez, eu vou ser...”.
Você tem que dizer o tempo todo algo assim “Eu vou alcançar a minha meta e nada pode me deter”. Você tem que realçar o seu poder. Estar comprometido significa não desistir jamais! Comprometa-se com a sua meta

4- Pense grande.
Não venda tempo, venda resultado. Olhe ao seu redor e verá que tudo ainda está por fazer. Se você for um bom observador verá que existem muitas coisas que poderiam ser melhoradas. Que as pessoas possuem problemas que não são completamente resolvidos.
Procure identificar essas dificuldades e seja um solucionador de problemas. O criador do Facebook ficou multimilionário resolvendo um pequeno problema de comunicação entre as pessoas.
Lembre-se a sua remuneração se dará na proporção direta do valor que você agregar. Quanto mais pessoas você puder auxiliar tanto maior será a sua riqueza.  Estude as suas habilidades e veja como pode usá-las para solucionar problemas de muitas pessoas.
Pense, quebre paradigmas, saia da sua zona de conforto. Não se sinta pequeno, pense grande.

5- Mantenha o foco nas oportunidades.
Segundo o dicionário Aurélio, oportuno é aquilo “Que vem a tempo, a propósito. Conveniente, favorável, apropriado.” A própria palavra diz que é um evento favorável dentro de um período de tempo. Assim, você deve estar sempre atento para agir quando surge uma oportunidade.
Lembre-se que se você não espera que algo novo possa aparecer, quando eventualmente acontecer alguma coisa favorável você nem sequer irá perceber!
Aí você me pergunta:
Como assim? Se a coisa vai acontecer na minha frente lógico que eu irei enxergar.
Vou ilustrar com uma historinha: Conta-se que um fazendeiro americano, cansado de perder dinheiro com sementes que não germinavam em suas terras, resolveu vender a fazenda  por um preço irrisório. Isso, apenas para se livrar dos constantes prejuízos. O novo proprietário ao ver que ali não crescia nada resolveu encomendar uma análise do solo para ver o que deveria fazer para corrigi-lo. Ficou milionário, sua recém comprada fazenda estava em cima de uma das maiores jazidas de cobre dos Estados Unidos.
Está convencido?
Esteja de olho nas oportunidades elas surgem das formas mais inusitadas.  Quando perceber uma oportunidade entre no jogo com a filosofia: Preparar, agir, corrigir. Se prepare o melhor que puder e no menor tempo possível. Entre no jogo com ação e atitude. Evite ficar postergando com a desculpa de não estar preparado. Assim, quando estiver em pleno vôo, vá corrigindo a direção durante o percurso, apontando sempre para o seu objetivo.
Uma das maneiras de conseguir enxergar as oportunidades é estar sempre otimista. Procure as partes boas em tudo. Lembre-se de que aquilo que as pessoas chamam de “problema” você poderá chamar de oportunidade.

6- Ame tudo aquilo que você quer.
Se você quer ser rico, então admire as pessoas ricas. Leia sobre elas, descubra como elas chegaram lá. Eu tenho certeza de que você vai se surpreender com o que vai descobrir. Atrás de uma personalidade existe uma pessoa igual a você com jeito de ser e ideias muito parecidos com os seus. Verá que sonham, amam, sofrem, tem esperanças exatamente como você. Estude os seus ídolos, siga os seus bons exemplos.
Busque admirar as coisas belas. Admire aquela jóia que tanto quer, admire aquele carro maravilhoso. Imprima imagens deles e coloque em um lugar que você possa sempre ver. E sempre que olhar para as imagens encha-se de amor e envie em pensamento para aquele objeto. Agindo assim você estará criando um forte vinculo entre você e aquilo que quer. Não existem restrições para o amor, assim, ame tudo aquilo que você quer.

7- Busque a companhia de pessoas positivas.
Muitas pessoas acabam se tornando negativas em função do hábito. Acostumam-se a ser negativas e nem se dão conta disso. Novamente, é uma questão de paradigma. O problema é que a negatividade é contagiosa. Basta meia hora de conversa sobre assuntos tristes para entristecer qualquer um! Assim, quanto menos você ler, assistir na tv ou conversar sobre assuntos tristes e negativos tanto melhor para você. Lembre-se que a negatividade só atrasa a sua marcha.
Procure conversar sobre assuntos alegres. Sempre que possível procure mudar a conversa de forma a ver o lado bom das coisas. Se o seu interlocutor estiver se lamentando, ouça com paciência, mas, tente mostrar para ele o lado bom e feliz da situação.
Lembre-se que para voar o avião tem que deixar o chão par trás. A busca pelo seu ideal exige atitude e uma delas é deixar de vez de se lamentar e escutar lamentações.

8- Divulgue o seu trabalho e os seus produtos.
Todo negócio depende de vendas! Lembre-se  as pessoas tem o direito de saber que o seu produto existe. Pense um pouco qual é o valor de um veio de ouro dentro de uma montanha? Nenhum! Lá dentro da montanha ele não serve para nada.
É necessário retirarmos o tesouro que está escondido lá dentro de nós. Se você não externar os seus conhecimentos e habilidades eles ficarão sempre como uma possibilidade latente. 
Eu tenho certeza que aí dentro de você existe muita coisa que o mundo se interessa muito. Você não está aqui por acaso, nem veio a esse planeta à passeio. Você tem uma missão, precisa deixar a sua marca. Precisa mostrar do que é capaz. Acredite em você, erga a cabeça, encha os pulmões de ar e diga: “Eu sou capaz de mudar o mundo”. E pode acreditar que é.
Confie na sua intuição, cuide dos seus sonhos, materialize-os. A Terra precisa de pessoas determinadas e capazes. Olhe ao seu redor existem muitas coisas que estão aguardando a sua inspiração. Invista em seus talentos e faça o mundo saber que eles estão aí prontos para entrar em ação.

9- Você é maior do que os seus problemas.
Você não deve temer os “problemas”, na maioria das vezes eles são oportunidades disfarçadas.
Você precisa cuidar para não se sentir fraco diante do problema. Quando surgir uma adversidade Olhe-a por cima, mostre o quão grande você é .
Lembre-se o problema só será grande se você se fizer pequeno.
Quando se inicia uma jornada, é impossível saber de antemão tudo que encontraremos pelo caminho. Podemos definir qual estrada pegar, em qual cidade faremos uma parada. Contudo, as verdadeiras nuances do caminho irão surgir conforme caminhamos. Mudar o destino da viagem por causa de uma adversidade não parece uma escolha acertada. Se não puder tirar o problema de sua frente contorne-o mas mantenha-se no curso.
Quando encontrar um problema pela frente, olhe para ele e diga: "pequno, pequeno, pequeno".

10- Aprenda a receber.
Muitas pessoas têm dificuldades em receber, seja um presente ou mesmo um elogio. E correm a retribuir com outro presente ou negando o elogio. Você deve estar ciente que existem momentos de dar e momentos de receber. Esteja atento pois nesse exato momento o universo está querendo lhe dar algo que, talvez, você esteja se negando a receber.
Lembre-se que coisas boas vêm de todos os lados em sua direção e, talvez, por medo você esteja se esquivando delas. Considere-se merecedor de todo o bem que o universo pode lhe oferecer. Afinal você ajuda a criar o universo com os seus pensamentos.
T. Harv Eker costuma dizer que nada tem significado.  Nós mesmos é que  atribuímos significados às coisas. Recusar-se a receber é negar ao outro o prazer da doação, é fazê-lo infeliz.
Aprenda a ser grato por tudo o que você tem e recebe. Agradeça de coração por tudo que vem até você. Sinta-se um ímã que atrai só coisas boas. Esteja sempre aberto a receber todo o dinheiro, saúde, paz, amor, satisfação e felicidade que o Universo queira lhe mandar.

11- Prefira ser remunerado pelos seus resultados.
Nos dias de hoje é muito comum as pessoas venderem tempo. Não há nada de errado com isso. O problema é que vendendo seu tempo para uma empresa, você limita as suas possibilidades de ganho. Isso coloca você no paradigma de sempre receber  a mesma quantidade de dinheiro todo mês. E assim passa a acreditar que não tem como alterar isso.
Sem fazer nenhuma loucura do tipo deixar o seu trabalho atual, pense no quê você poderia fazer de forma a ser remunerado pelos seus resultados.
Por quê?
Vamos supor que você produza alguma coisa e receba um grande pedido. Você pode produzir o máximo de sua capacidade e terceirizar o resto, e com isso ganhar mais dinheiro.
Você também pode a médio ou longo prazo aumentar a sua capacidade de produção. Enfim, o controle do negócio está em suas mãos. Forneça um bom produto, a um bom preço e cuide bem do seu cliente que o sucesso será uma questão de tempo.

12- Dinheiro é energia.
Dizem que tempo é dinheiro. Agora, dinheiro é muito mais do que tempo, dinheiro é um tipo de energia. O dinheiro não faz você ser melhor ou pior do que você é. O dinheiro simplesmente intensifica quem você é, alarga as suas possibilidades.
Se você é uma pessoa caridosa o dinheiro fará com que você possa ajudar mais pessoas necessitadas. Se você é um empreendedor o dinheiro permitira negócios mais ousados.
O dinheiro em circulação acrescenta valor à vida de todas as pessoas. Quando você vai tomar o seu café da manhã vai encontrar na mesa leite, pão, manteiga. Pense um pouco, alguém engarrafou o leite, alguém assou o pão, alguém preparou a manteiga. Outras pessoas transportaram todas essas coisas para a sua cidade. E o meio comum para tudo isso acontecer foi a energia do dinheiro.
Sempre que você gastar o seu dinheiro lembre-se de que a medida que ele passa de mão em mão irá criar valor para cada uma dessas pessoas.
Acumular dinheiro é como acumular energia. Esse acúmulo lhe dará mais potência no futuro. Cabe ressaltar que você deve separar o mesmo valor para a popança e para a diversão. Desse modo você estará equilibrando o seu racional e o seu emocional.

13- Mantenha o foco no seu Patrimônio Líquido.
Riqueza se mede por Patrimônio Líquido e não por salário. O seu patrimônio liquido é a soma dos valores que você tem em dinheiro mais os valores dos seus bens (a preço de mercado) subtraindo os valores  de todas as suas dividas (PL = Valores em Dinheiro + Valores Bens – Dívidas).
É bastante saudável, a cada 3 meses você fazer o cálculo do seu patrimônio líquido e compara-lo com o valor do trimestre anterior. Assim você terá uma visão do crescimento de sua riqueza. Manter o foco no PL nos ajuda a controlar as finanças de forma estabelecer um crescimento em nossa riqueza.

14- Administre o seu dinheiro.
Separe o dinheiro que você ganha em contas, de forma a administrá-lo melhor. Por exemplo, separe uma parte para suas despesas domésticas, outra parte para poupar, outra para se divertir, uma outra para despesas de longo prazo. Se você tem o hábito de fazer doações separe uma conta para elas. Lembre-se que o dinheiro doado deve ser carregado com amor. Separe também  uma conta para estudos.
 As contas acima são apenas sugestão. Cabe a você definir qual a melhor divisão. Contudo duas coisas são importantes ressaltar:
  • É imperativo dividir seu dinheiro em contas e manter o controle individual para cada uma delas.
  • E é muito importante que o valor destinado à poupança seja igual ao valor destinado à diversão. Porque você merece se divertir e precisa poupar.

15- Invista o seu dinheiro.
Procure o gerente do seu banco, pergunte para ele qual seria uma boa aplicação para o seu dinheiro. Divida o seu dinheiro em vários tipos de aplicação. Pesquise o risco e a rentabilidade de cada tipo de aplicação financeira e opte por aquelas que mais o agradem. Lembre-se que dividir o dinheiro em vários tipos de aplicação minimiza o risco.

16- Seja maior que o seu medo.
O medo é um dos maiores entraves da evolução. Por causa do medo muitas pessoas passam a vida inteira estagnadas. Um dos maiores culpados disso é a zona de conforto que criamos ao nosso redor. Definimos o nosso território e não nos aventuramos em ir além.
Devemos estar conscientes dessa tendência e estarmos preparados para agir. É através da ação que você irá materializar as suas ideias. O mundo paga muito bem às pessoas que fazem acontecer.
É muito natural o medo de agir, contudo você deve vencê-lo. Tudo que existe ao seu redor desde um alfinete até o mais impensável propulsor de foguetes à base de oxigênio líquido nasceram na mente de alguém. E foi necessário coragem para materializá-los.
Não deixe as suas ideias presas para sempre na sua cabeça. Planeje uma maneira de materializá-las. Seja maior do que o seu medo.

17- Estude e aprenda sempre.
Você deve estar comprometido com o estudo e o aprendizado. Sempre haverá algo novo para aprender. Misture as coisas, misture as profissões e crie algo novo. O Dr. Lair Ribeiro costuma dizer que o obvio só é obvio para a mente preparada.
Quanto mais você aprende maior será o seu leque de oportunidades. Tome gosto pela leitura. Nunca na história da humanidade o conhecimento esteve tão acessível. Se for necessário, torne-se um autodidata. A internet  está repleta do conhecimento que você precisa.
Estude, estude, estude. Não se deixe ficar obsoleto, estude e aprenda sempre.

18- Faça meditação.

Meditar é extremamente importante para conseguir o equilibrio necessário entre espírito, mente e corpo.
Você deve meditar todos os dias. Encontre um lugar em  que você pode ficar  à vontade por pelo menos  15 minutos. Na minha opinião a melhor posição é sentado, de preferência em uma poltrona confortável.
Coloque um música suave para tocar. Feche os olhos e relaxe todos os musculos, fique consciente durante todo o exercício, não durma. 
Pense nas coisas boas da vida, tudo aquilo que você gosta e que lhe faz bem. Entre em um estado de gratidão por tudo de bom  que o cerca. Pense nas coisas que você quer conquistar na vida. Mentalize os detalhes. Crie em sua mente imagens em movimento e não fotografias.
Imagine-se de posse dessas coisas. Sinta-se feliz como se já as possuísse no mundo real. Você deve terminar a meditação sempre com um sentimento de profunda felicidade.
19- Seja grato a tudo.
Esteja sempre preparado a agradecer por tudo que você recebe. Pelas pessoas ao seu lado, pelas ideias que surgem em sua cabeça. Agradeça o nascer do sol, agradeça o pássaro na janela. Quando estamos em um estado de gratidão, nosso ser se torna mais leve e mais sintonizado com os sentimentos mais sublimes da vida.
Faça uma lista de tudo que você tem e agradeça por tudo. Faça da gratidão um estado de espírito.
Esse comportamento lhe trará mais clareza durante as decisões que irá tomar. Lhe dará mais firmeza para enfrentar os problemas, o manterá focado no lado bom da vida.

20- Ame e deseje o bem.
Nada pode ser mais importante que a sua capacidade de amar. Forme o hábito de desejar o bem para as pessoas, envie para elas sentimentos de amor. Pode ter certeza de que quando faz isso você é o primeiro a ser beneficiado. Porque tudo que você envia em pensamento retorna para você. Seu pensamento interfere na estrutura subatômica da matéria criando aquilo que você chama de realidade.
Cada pensamento seu é uma criação e acompanha você criando o seu ambiente psíquico, que posteriormente se materializará. Esforce-se por manter bons pensamentos.
Lembre-se de que o amor é o mais poderoso de todos os sentimentos. Ele é capaz de alterar todo o seu ambiente exterior. Cultive o hábito de amar e enviar amor para tudo e para todos. E o Universo responderá com saúde, abundância, paz, felicidade e amor.

Leia o primeiro capítulo de Hathor aqui.


















5 comentários:

  1. Olá Markus!

    Uma das dicas mais dificeis, pelo menos para mim, é o medo. Eu tenho medo de tudo, medo de começar algo novo, medo de mudar, medo de que as coisas deem errado.
    Mas eu sei que conseguirei mudar esse mal habito meu.

    Obrigada pelas dicas, vou colocar algumas ideias em praticas :D

    Beeijão
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. bom praticamente você deve ter lido o livro o segredo para passar essas dicas

    ResponderExcluir
  3. Sim, é um livro maravilhoso! Existem muitos outros livros igualmente fantásticos como "A chave mestra" de Charles Haanel.

    ResponderExcluir
  4. Aprenda a se tornar um vendedor de produtos pela internet.
    Valor R$74,90 ou 12x de 7,08

    Mercado Revelado: Como Ganhar Muito Dinheiro no Mercado Livre
    http://www.mercadorevelado.com/af/368

    Revelado os Segredos que os vendedores do Mercado Livre não querem que você saiba!
    Aprenda a Revender Produtos na internet de forma inteligente.

    ResponderExcluir
  5. http://dima10105.wix.com/geteasyevoraalentejo
    Muda a vida com GetEasy!

    ResponderExcluir