domingo, 13 de fevereiro de 2011

Paradigma

Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido(fonte: wikipedia)

Todos nós estamos e sempre estaremos presos a paradigmas. É como se fosse um conjunto de regras que nem sequer questionamos  se são certas ou erradas. Simplesmente seguimos essas regras sem ter consciência delas. 

Por exemplo: durante muito tempo se pensava que a Terra era chata.  E, sendo assim, se um navio seguisse em linha reta chegaria em um ponto que a nau cairia no infinto.





Outro exemplo: durante muito tempo acretitou-se que a Terra era o centro do universo e tudo girava em torno da dela.





Vamos fazer um pequeno exercício. No quadro abaixo existem 9 pontos formando um quadrado. Você consegue ligar todos os pontos com apenas 4 retas e sem tirar a caneta do papél?



Não sei quanto a você, caro leitor, mas uma grande quantidade de pessoas não consegue ligar todos os pontos com 4 retas. Por quê? Porque, essas pessoas ficaram presas a um paradigma. E as regras impostas por esse paradigma impede que se veja uma maneira de resolver o problema.

O físico alemão Albert Einstein certa vez disse: “Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.” Em outras palavras Einstein nos alerta que nossos pensamentos estão presos a certas regras. E que é necessário elevar o nível de pensamento para solucionar o problema.





















Observe o quadro abaixo e veja como é possível resolver o problema proposto acima.




Aí você vai dizer: “Mas você saiu do quadrado!”. Aí eu pergunto que quadrado? O quadrado estava apenas na sua mente. Você estava preso a um paradigma que, de alguma forma, dizia para você não sair desse quadrado imaginário. Esse exemplo ilustra bem o que é estar preso em um paradigma.

Veja a figura abaixo:



O que você vê uma senhora ou uma mocinha? Observe que se você não consegue ver as duas ao mesmo tempo ou vê uma ou vê a outra.

Tenha em mente que a vida é um constante quebrar de paradigmas. E cada vez que um paradigma é superado, você passa para um nível maior de pensamento. Uma das grandes missões de nossa vida é evoluir. Crescer, subir até o cume da montanha do conhecimento. Sentir o mais sublime e imaculado amor. Abrir as suas asas, sorrir para o infinito e voar.





Follow MarkusThayer on Twitter

7 comentários:

  1. Amei a postagem!
    Muito legal os pontos, não consegui de jeito nenhum...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. WOAHH
    adorei o post sobre o assunto
    éhh o mundo está cheio de paradigmas
    me embolei com os pontinhos
    auhsuahsuah

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei o assunto!
    Não consegui resolver os pontinhos.. A foto da velha/moça eu já conhecia. Seu post nos dá muito o que pensar..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. mt, bom, um conhecimento amais adquirido hj, vlw

    ResponderExcluir
  5. Muito bom *w*
    adorei, a da mocinha/senhora eu já conhecia depois de perceber a senhora não consigo mais parar de olhar pra ela kkk.
    Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  6. haa. no meu curso de psico e em outros de ciencias humanas se discute muito sobre paradigmas e tal, mas relacionada as ciências, coisas de epistemologia e tal. e quanto a mulher e a velha já vi coisas bem legais, estudos e tudo mais sobre essas coisas. questao da figura ambigua. tem outras duas imagens né? uma que é s;o a velha e mal se dá pra ver a moça e outra que é a moça e mal dá pra ver a velha. é interessante mesmo :D muito bacana.

    ResponderExcluir